quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Aromaterapia

Nada melhor que sentir cheiros agradáveis e que possam te proporcionar lembranças boas, não é mesmo?

A Aromaterapia tem essa função, é uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais inteiramente puros para estabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal. Auxilia os tratamentos alopáticos ou homeopáticos, individualizado que objetiva o bem estar e as necessidades pessoais.
saudenocorpo.com

E como podemos colocar em prática?

Através de massagens, água de banho, inalação etc. O importante é receber o benefício dos óleos não é mesmo? Quando estamos falando do beneficio através da inalação precisamos pensar que as propriedades dos óleos chegarão no nosso sistema nervoso central o qual irá processar as informações e transmitir para todas as partes do corpo e com isso irão executar as informações recebidas. Mas não podemos esquecer que para cada pessoa é necessário realizar uma avaliação física e psicológica antes de definir qual o caminho seguir.

Então vamos conferir alguns óleos e suas características:

Alecrim: É antisséptico, adstringente e antioxidante. Alivia dores reumáticas e musculares e também melhora a digestão e o apetite. Estimula o sistema nervoso e aumenta a energia. Não deve ser usado na gravidez, nem por hipertensos e epiléticos, pois pode ser altamente estimulante e aumentar a pressão sanguínea.

Bergamota: Antisséptico, anti-inflamatório, antidepressivo, ativiral e antibacteriano. A bergamota ajuda no combate de diversos vírus, incluindo os causadores da gripe, hyerpes e catapora. Devido à sua versalitidade, também auxília no tratamento de infecções bacterianas do sistema urinário, boca, garganta e pele, incluindo eczemas.

Camomila: Anti-inflamatória e antisséptica. Auxilia a digestão e ajuda a aliviar gases e náuseas. Também acalma os nervos e estimula o sono. O aroma de camomila relaxa a mente e o corpo.

Canela: Muito utilizada na culinária, pode ser usada na aromoterapia para reduzir a sonolência e irritabilidade. Em geral, é utilizada como estimulante físico e emocional.

Capim limão: Tem efeito revigorante e analgésico. É indicado para combater o cansaço, nervosismo, ansiedade e depressão. Aumenta a concentração e também pode ser utilizado para relaxar crianças agitadas.

Jasmim: É conhecida por seus poderes afrodisíacos e acalma o sistema nervoso, por isso é indicada para quando os nervos estão a flor da pele e também quando a pessoa está com dores de cabeça e insônia, depressão ou até mesmo com sintomas da TPM e menopausa.

Lavanda: Auxilia no equilibrio físico, mental e emocional. Considerada poderosa como desintoxicante, também pode ajudar a combater insônia. Das diversas fragâncias trabalhadas trabalhadas pela aromoterapia a lavanda é a mais efetiva em relaxar as ondas cerebrais e reduzir o estresse.


portalecyncle.com

Limão: Ativa a concentração e alívia o cansaço mental. Tem efeito antidepressivo. O forte aroma cítrico do óleo essencial do limão é utilizado para tratar dores de garganta, tosses e outras infecções.

Os óleos podem trazer muitos beneficios, mas isso não quer dizer que são inofensivos, devemos tomar alguns cuidados pessoais. Não estamos procurando problemas e sim BENEFÍCIOS.

Manuseie os óleos em lugares com boa ventilação e faça pausas frequentes. A susperexposição a um óleo pela pele ou por inalação pode causar náuseas, dores de cabeça, irritações de pele, desconforto ou tontura. Se você tiver algum desses sintomas, tome um pouco de ar fresco. Em caso de irritações da pele, dilua rapidamente o óleo pingando óleo vegetal diretamente na área afetada. A água não será tão eficaz, pois os óleos não diluem na água. 


aromoterapia-essenciais.com
Redobre a atenção ao usar óleos essenciais que irram a pele (pimenta da jamaica, louro, canela, cravo-da-índia, orégano, sálvia, satureja, capim cidreira e tuia). Nunca use esses óleos em crianças, em pessosas idosas, ou em pessoas com doenças crônicas (ou ainda com problemas de fígado, rins, coração ou asma). Em vez disso, use óleos menos nocivos.

Para sua segurança e bem estar procure realizar a técnica sempre com profissionais especializados, ambientes limpos, calmos e arejados. Tomando esses cuidados você pode ter certeza que estará seguro (a) e poderá desfrutar de todos os benefícios que essas naravilhas podem nos proporcionar. 

Estou indo agora fazer a minha sessão de Aromoterapia e você o que está esperando?

Referências:
- Tudo sobre aromoterapia/ Adão Roberto da Silva - 2° EDIÇÃO
- Aromoterapia e as Emoções / Shirley Price
- Sementes do Saber Aromoterapia Guia Prático / Sheila Larel

Nenhum comentário:

Postar um comentário