ESTÉTICA
Hoje
o nosso post será sobre a profissão dos Esteticistas, que está ativa no Brasil há
aproximadamente 51 anos. Dentre as inúmeras atividades desenvolvidas pelo
técnico em estética, se encontram: A Análise e anamnese do paciente; Higienização
e limpeza de pele profunda; Tratamento de acne simples com técnicas cosméticas;
Tratamento de manchas superficiais de pele; Procedimentos pré e pós-cirúrgicos
como drenagem linfática, eletroterapia facial, massagens relaxantes com
aplicação da cosmetologia apropriada; auxílio ao médico dermatologista e
cirurgião plástico nos tratamentos pós-procedimentos dermatológicos; Auxílio
aos setores de dermatologia em ambulatórios hospitalares dos centros de
tratamento de queimaduras, nas recuperações de pacientes queimados; Atividades
inerentes às competências e as habilidades adquiridas nos estudos com
concentração em estética ou cosmetologia ministrada por Escolas reconhecidas na
forma da lei.
DEVERES
E RESPONSABILIDADES DOS ESTETICISTAS
O
esteticista deve prestar assistência sem restrições de ordem racial, religiosa,
política ou social, promovendo tratamentos específicos que beneficiem a saúde
do Homem. Dentre as responsabilidades
principais o esteticista deve avaliar-se periodicamente, aceitando e assumindo
os procedimentos somente quando capaz do desempenho seguro para o paciente; atualizar
e aperfeiçoar continuamente seus conhecimentos técnicos, científicos e
culturais, visando o benefício de seus pacientes, bem como o progresso de sua
profissão; o esteticista é responsável por seus auxiliares, seja sob sua
direção, coordenação, supervisão ou orientação.
Tem como
dever exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada a
legislação vigente e resguardados os interesses de seus pacientes, sem prejuízo
da dignidade e independência profissional. Guardando absoluto respeito pela
saúde humana, exercendo a profissão em conformidade com os preceitos éticos e
com a legislação vigente.
A BUSCA
NA EXCELÊNCIA DO ATENDIMENTO
Para obter a excelência no atendimento o
foco precisa estar sempre no cliente, atendendo as suas necessidades e desejos.
Existem três princípios básicos necessários para que o esteticista garanta a
satisfação e a qualidade nos serviços prestados, o bom atendimento é o primeiro
deles, o segundo princípio é garantir que o serviço prestado atenda a real
necessidade do cliente, sendo como ele deseja ou necessita, o terceiro princípio
e não menos importante, diz respeito à manutenção da qualidade dos serviços. O
padrão de qualidade mantido ao longo do tempo é que leva à conquista da
confiabilidade.
Para garantir a qualidade do atendimento
algumas ações são necessárias, tais como:
- · Identificar as necessidades do cliente;
- · Evitar informações conflitantes;
- · Cumprir prazos e horários;
- · Imprimir qualidade na relação atendente/cliente;
- · Analisar as reclamações e acatar as boas sugestões;
- · Surpreender (encantar) os clientes;
- · E o principal seguir o código de Ética Profissional.
Referência:
Adams , Luís Inácio lucena; Bettero, Helia Maria. Andrade, Izabel Vinchon .
Ribeiro, Lisiane Ferrazzo. Cartilha de
excelência no atendimento e boas práticas. Advocacia geral da união. Ed. 1. Brasília, 2012.
Junqueira, Miriam. Apostila
de Legislação e Ética do curso de Estética e Cosmética Unibh 6º período. Belo
Horizonte, 2016.
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