quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Estética e Atendimento S2


ESTÉTICA


Hoje o nosso post será sobre a profissão dos Esteticistas, que está ativa no Brasil há aproximadamente 51 anos. Dentre as inúmeras atividades desenvolvidas pelo técnico em estética, se encontram: A Análise e anamnese do paciente; Higienização e limpeza de pele profunda; Tratamento de acne simples com técnicas cosméticas; Tratamento de manchas superficiais de pele; Procedimentos pré e pós-cirúrgicos como drenagem linfática, eletroterapia facial, massagens relaxantes com aplicação da cosmetologia apropriada; auxílio ao médico dermatologista e cirurgião plástico nos tratamentos pós-procedimentos dermatológicos; Auxílio aos setores de dermatologia em ambulatórios hospitalares dos centros de tratamento de queimaduras, nas recuperações de pacientes queimados; Atividades inerentes às competências e as habilidades adquiridas nos estudos com concentração em estética ou cosmetologia ministrada por Escolas reconhecidas na forma da lei.





DEVERES E RESPONSABILIDADES DOS ESTETICISTAS


O esteticista deve prestar assistência sem restrições de ordem racial, religiosa, política ou social, promovendo tratamentos específicos que beneficiem a saúde do Homem.  Dentre as responsabilidades principais o esteticista deve avaliar-se periodicamente, aceitando e assumindo os procedimentos somente quando capaz do desempenho seguro para o paciente; atualizar e aperfeiçoar continuamente seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, visando o benefício de seus pacientes, bem como o progresso de sua profissão; o esteticista é responsável por seus auxiliares, seja sob sua direção, coordenação, supervisão ou orientação.
Tem como dever exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus pacientes, sem prejuízo da dignidade e independência profissional. Guardando absoluto respeito pela saúde humana, exercendo a profissão em conformidade com os preceitos éticos e com a legislação vigente.





A BUSCA NA EXCELÊNCIA DO ATENDIMENTO


Para obter a excelência no atendimento o foco precisa estar sempre no cliente, atendendo as suas necessidades e desejos. Existem três princípios básicos necessários para que o esteticista garanta a satisfação e a qualidade nos serviços prestados, o bom atendimento é o primeiro deles, o segundo princípio é garantir que o serviço prestado atenda a real necessidade do cliente, sendo como ele deseja ou necessita, o terceiro princípio e não menos importante, diz respeito à manutenção da qualidade dos serviços. O padrão de qualidade mantido ao longo do tempo é que leva à conquista da confiabilidade.
Para garantir a qualidade do atendimento algumas ações são necessárias, tais como:
  • ·         Identificar as necessidades do cliente;
  • ·         Evitar informações conflitantes;
  • ·         Cumprir prazos e horários;
  • ·         Imprimir qualidade na relação atendente/cliente;
  • ·         Analisar as reclamações e acatar as boas sugestões;
  • ·        Surpreender (encantar) os clientes;
  • ·         E o principal seguir o código de Ética Profissional.









Referência:

Adams , Luís Inácio lucena; Bettero,  Helia Maria. Andrade, Izabel Vinchon . Ribeiro, Lisiane Ferrazzo. Cartilha de excelência no atendimento e boas práticas. Advocacia geral da união.  Ed. 1. Brasília, 2012.



Junqueira, Miriam. Apostila de Legislação e Ética do curso de Estética e Cosmética Unibh 6º período. Belo Horizonte, 2016.

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